24.1.07

20Jan2007 - Uma noite em Alcobaça

tínhamos avisado que ia acontecer, mas o que nos esperava era melhor do que havíamos antecipado: um núcleo de gente simpática, interessada, disponível e, sobretudo, bem viva. Obrigado ao David Mariano, que foi o nosso cicerone, ao John Gonçalves e ao Nuno Gonçalves dos The Gift (mas a este último, em especial, pelo óptimo trabalho como DJ), ao Vítor e à Teresa. E aos outros.

Era sábado à noite - chegámos, jantámos, o filme foi projectado, houve debate no final, e depois, na discoteca Clinic, houve visionamento do concerto integral dos Heróis do Mar no Voxmania (27 de Fevereiro de 1987), antes de se passar aquilo que normalmente acontece nas boas discotecas. Pode dizer-se que nos fomos deitar cedo. Segue a foto-novela.





















20.1.07

Conversas no éter radiofónico

JPP entrevistado por Carlos Vaz Marques no «Pessoal e Transmissível» - passou na quinta-feira 18 de Janeiro, 19h00, na TSF. JFP estava de férias, mas já voltou.

Agora, a emissão está disponível aqui

15.1.07

Um regresso a Londres

«O primeiro emprego à chegada a Londres foi num hotel em Belgrave Road, perto de Victoria Station. Entrávamos às 8 e saíamos às 3 da tarde e fazíamos todo o tipo de tarefas. Arrumar os quartos, aspirar corredores, tratar da roupa suja, lavar a louça dos pequenos-almoços. Ganhávamos 16 libras por semana cada um e vivíamos num parque de campismo da zona periférica do sul da cidade. Demorava mais de uma hora de autocarro para chegar ao trabalho, por ruas e ruas que eu achva muito parecidas, comprédios de tijolo de dois andares todos iguais. À tarde sobrava-nos tempo para ver algumas exposições, investigar as livrarias ou simplesmente passear pelas ruas antes de, ao fim da tarde, abandonar o centro e regressar à zona do parque de campismo.

Demorou mais de 3 meses até arranjarmos um apartamento minúsculo no bairro indiano de Clapham South. Foi um alívio arrumar a tenda canadiana que tinha sido a nossa casa e viver debaixo de um tecto como toda a gente, até porque se aproximava o inverno, que em Inglaterra não é para brincadeiras. Un dias depois, já no apartamento, acordámos com a cidade coberta por um manto de neve e congratulámo-nos com a nossa sorte.

Os empregos foram evoluindo, deixámos a hotelaria e arranjámos trabalho mais bem pago em fábricas de todo o tipo. Desde a lavandaria de um hospital em Lewisham até uma fábrica de manteiga não muito longe da Tower Bridge, experimentei de tudo um pouco. Acabei por ser despedido porque nesse verão as temperaturas em Londres subiram excepcionalmente até aos trinta e muitos graus, a manteiga derretia e ficava às voltas nas rotativas em vez de se deixar embalar pelo papel vegetal.

Por iso estava ali à beira do Tamisa e pensava como, 28 anos depois, tudo tinha mudado. A cortina de ferro e o Muro de Berlim entretanto caíram, o movimento hippie e o comunismo transformaram-se em falhanços, a minha namorada nunca mais a vi nem soube dela. Portugal revoltou-se contra a ditadura e foi, passadas duas décadas, admitido na Europa e eu estava de volta a Londres, mas desta vez instalado num excelente hotel a fim de fazer um concerto como músico profissional português numa fabulosa e mítica sala de espectáculos inglesa mesmo ali ao lado, o Royal Festival Hall. Alguém tratava agora de fazer a minha cama e arrumar o meu quarto, talvez um jovem que daqui a uns ano se hospedará tamém num bom hotel e por aí fora...»

[Carlos Maria Trindade, Escritos de Viagem - À Volta do Mundo como Músico dos Madredeus, Lisboa: Corda Seca, 2006, pp. 146-147]

12.1.07

As mais recentes novidades

«Brava Dança» será apresentado no Cine-Teatro de Alcobaça (Rua Afonso de Albuquerque) na noite do próximo sábado, dia 20 de Janeiro. Com a presença dos autores. O convívio prossegue depois na discoteca Clinic (sim, essa).

Estreia em salas de cinema agendada para 8 de Março em Lisboa (sala a confirmar posteriormente) e Porto (Gaia Shopping).

Concluída a remistura do som e a masterização da mistura estéreo. Masterização da mistura 5.1 concluída até ao final do mês. Tudo isto, evidentemente, com António Pinheiro da Silva.


Diversas entrevistas. Os resultados ver-se-ão daqui a algum tempo.

Fim do apedeite. Outros se seguirão.