28.6.06

Um Bom Pastor (video - 2001)

No ano em que já havíamos iniciado a produção de Brava Dança, fizemos este pequeno documentário sobre as gravações do último disco de José Afonso, «Galinhas do Mato», a convite de Nuno Rodrigues - antigo compositor da Banda do Casaco, e actual editor da MVM, a etiqueta discográfica responsável pela reedição de «Galinhas do Mato» em CD, onde este trabalho foi incluído como extra.

Chegámos a pensar nele como um pequeno ensaio prévio para Brava Dança. Afinal, não é nada disso, apesar dos possíveis pontos de contacto: a coincidência temporal, a contextualização da música urbana nacional. O uso da linguagem, textual e visual, é porém completamente diverso.

Fica o filme, e uma nota: a sua compreensão plena continua a depender da audição do disco. E, já agora, de uma leitura atenta das letras e da ficha técnica do mesmo.


23.6.06

LX-90 - a última entrevista lisboeta (video - 1993)

Na Primavera de 1993, os LX-90, formados poucos anos antes por dois dos antigos membros dos Heróis do Mar, anunciaram a sua partida para Londres, onde a partir de então ficariam radicados.

Naquela manhã, fomos por isso ao Hotel Amazónia com o simples intuito de nos despedirmos. Aconteceu que o José F. Pinheiro levava no bolso uma cassete Video 8 reciclável. Aconteceu que o Rui Pregal da Cunha tinha consigo uma câmara Video 8, com a bateria devidamente carregada («Agora pagas uma bateria...», diz ele no final). Aproveitámos assim para fazer um último registo dos LX-90 em Lisboa, o qual permaneceu inédito até agora , e do qual aproveitámos um excerto para integrar no documentário «Brava Dança».

Presentes, além de nós e da cantora Pilar Homem de Mello, todos os elementos da segunda formação dos LX-90 (o DJ Tó Pereira já se havia afastado do projecto).

18.6.06

De um lugar, entre outros














(...)

Cada sítio tem um mapa de luas. Há uma criança radial vista
pelas paisagens, crispada através
dos diamantes.
Em cada sítio há uma árvore de diamantes, uma constelação
na fornalha.

(...)

Ninguém tem mais peso que o seu canto.
A lua agarra-o pela raiz,
arranca-o.
Deixa um grito que embriaga,
deixa sangue na boca.
Que seja a demonia: - a arte mais forte de morrer
pela música, pela
memória.

Herberto Helder, Última Ciência (1987)