24.9.07

Retratos poveiros

Passadas duas semanas, está mais do que na altura de fazer um pequeno balanço da incursão no VIMUS, primeira edição (ou edição experimental, como também lhe chamaram) do novo festival de video e música que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pretende levar a cabo doravante, graças a uma proposta de Marco Santos e Hilário Amorim, os organizadores da função.
A programação, já se sabe, era extensa, e não houve tempo para ver tudo. Mas do que se viu sobraram razões para alegria nas várias histórias de liberdade e resistência que continuam em curso no país - ou seja, apesar do país - e agora perfiladas em filmes. Destaques (pessoais, pelo menos) para «Filhos do Tédio», de Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire e para a «Enciclopédia do Hip-Hop, vol. 1», de Uncle C (que tem já em curso o vol.2). Foi um prazer conhecê-los, bem como ao Miguel Braga, ao Ricardo Viana, e a outros amigos. E, claro, foi um prazer redobrado rever Álvaro Costa, um dos suspeitos do costume.
Acabadinhas de descarregar da memória do telemóvel, eis seguidamente as imagens que fixaram algumas das ocasiões. A saber: 1) Álvaro Costa fazendo as honras da casa em pleno palco do Casino da Póvoa, na noite de abertura; 2) José Francisco Pinheiro vigiando de perto o implacável João Pedro Gomes; 3) o mesmo José Francisco Pinheiro na dupla função de presidente do júri e preparador da sua própria retrospectiva, tarefas que lhe ocuparam boa parte dos dias, para não falarmos das noites; 4) e 5) a praia da Póvoa, junto à qual decorria tudo o que interessava; 6) ainda o mesmo José na apresentação da sua retrospectiva, com o MC Álvaro Costa, no célebre Diana Bar onde José Régio tinha (e tem) lugar de honra; 7) Marco Santos e Hilário Amorim no final da função, cansados mas felizes; 8) provavelmente o melhor relógio de praia do país.









1 comentário:

jpg disse...

Na Póvoa houve recriação de facto. Com o reporter Pereirinha sempre em cima do acontecimento e o seu seu doc-partner exilado no quarto 808. Belo fim de semana aquele a repetir mas com o presidente do juri isento do cargo.