26.3.07

A Vaca de Fogo - 1987

Notas para uma cronologia: em Fevereiro de 1987, os Heróis do Mar apresentam ao vivo no Voxmania o novo álbum Macau. Em Junho, é gravado numa antiga igreja de Xabregas (bairro oriental de Lisboa) o primeiro álbum dos Madredeus - grupo constituído por Pedro Aires Magalhães, Rodrigo Leão e Gabriel Gomes (membros dos Sétima Legião), o violoncelista Francisco Ribeiro e a cantora Teresa Salgueiro.
O primeiro videoclip dos Madredeus, que durante muitos anos foi também o único, adaptou o ambiente castiço e bucólico do bairro de Alfama à canção «A Vaca de Fogo» - o primeiro êxito do grupo, particularmente nos seus concertos ao vivo. O filme foi realizado por Paulo Miguel Forte e marcou o início de uma outra aventura (mas essa audiovisual), que se chamaria Latina-Europa.

2 comentários:

Abssinto disse...

Fantástico blog. Fui ver o documentario ao cinema. Obrigado por o terem feito e ainda mais este blog precioso, que além dos mui almejados videos dos Heróis tens destas maravilhas assim...


Bem haja.
hugo

Robertson Frizero disse...

Evoé, Madredeus, em seus vinte anos de trajetória coerente, exemplar!

E saudações a Jorge P. Pires, o primeiro a registrar, em um livro fascinante - "Um Futuro Maior" - a gênese dessa história!