30.3.07

Arte e Ofício - uns gajos do Norte

Surgem em Brava Dança referências aos Arte e Ofício. Mas afinal quem eram esses tipos? Sérgio Castro (baixo), António Garcês (voz), Álvaro Azevedo (bateria), Fernando Nascimento e Serginho (guitarras) vinham do Porto, e em tempos foram o melhor grupo português de rock. Ou talvez não, dada a salutar rivalidade que se fazia sentir entre eles e os lisboetas Tantra. Em todo o caso era difícil - e ainda hoje é - encontrar um cantor como Garcês. Ele e Sérgio Castro já tinham passado pelos Psico; e o baterista fizera parte dos Pop Five Music Incorporated. As imagens providenciadas pelo Videotoupeira oferecem-vos uma breve ideia de como é que tudo isto funcionava em conjunto.

9 comentários:

Anónimo disse...

António Garcês, ele ainda teve uma banda posterior a essa, tinham uma canção que eu gostava muito....tenho-a algures gravada numa qualquer Maxell, sacada do Luso Clube do Pitta...estou a ver o teledisco, estou a ver a mesma perfomance em palco, não me lembro é do nome da banda, nem dessa canção ! Mas tenho-as mesmo debaixo da lingua....

JOPP disse...

Quanto à canção, não sei. Mas o grupo talvez fosse o Roxigénio - com o Filipe Mendes (Phil Mendrix) na guitarra.

Anónimo disse...

Obrigado, Jorge, mas nao eram os Roxigénio. Eu vasculhei algumas dessas caixas audio, as quais eu fazia até as capas e colocava a informação das musicas , infelizmente esta caixa estava vaziae nao pude confirmar com a audição da fita, mas penso que eram os Sticks, com a musica, "como um herói" :)
Nesta minha pesquisa, encontrei grandes pérolas da MMP, os WrongWrong, Popeline Beije, Opera Nova, os Urbe....adorava estas canções.
Os meus Cumprimentos
Jorge Carvalho

Anónimo disse...

Exactamente. Eram os Stick. Ele teve ainda um single a solo, Onde é que está o capital, e depois gravou um outro CD que passou completamente despercebido. Tenho isso tudo em MP3.
.
http://toxicidades.blogspot.com

Anónimo disse...

"onde é que está o capital, onde é que mora o capital" Isso mesmo Carlos :)

verdescampus disse...

Fiquei na maior quando vi este video, é que eu vivi de perto com os Arte & Ofício. Estive desde o início da formação, cheguei a ser o responsável pelo material nas tournés por esse país fora. Como sabem os Arte & Oficio surgiram do Psico banda a qual já eu acompanhava desde 76, só vos digo os melhores anos da minha juventude.

Anónimo disse...

GRANDE banda ARTE E OFICIO!!
Muito melhores que TANTRA! E os PSICO outra banda que merecia muito mais, quem me dera ter temas da fase mais Hard Rock antes do single jazzrock!
Os anos 70 tinham bandas de melhor qualidade do que os anos 80.

Anónimo disse...

"Os anos 70 tinham bandas de melhor qualidade do que os anos 80."

Os de 90 devem dizer o mesmo em relação aos de 80 e 70 :)

Lembro-me de dar o "Onde está o capital" no TNT - Todos No Top. Foi o primeiro tema que o Garcez (parece que se escreve com Z)gravou em português. Os Stick são posteriores.

http://anos80.no.sapo.pt/stick.htm

Anónimo disse...

Grandes tempos de paz e musica. Estou radicado nos States desde os 80. E muito dificil acreditar na mudanca negativa de que Portugal foi vitima.

Antonio Garcez