22.3.07

Festa xamânica em 1992

Em 1992 os Lx90 convidaram-me para realizar o seu 2º vídeo musical: Dah Wah.
Numa Lisboa efervescente, reuniram-se boas vontades e lá fomos durante uma tarde de Abril para um armazém em Xabregas, habitual palco de genuínas "rave parties" - clandestinas, como mandavam as regras - que incendiavam as noites da capital. Na noite anterior tínhamos estado no areal da Costa da Caparica para a captação de imagens de uma situação labirintíco/xamânica.
Foi o primeiro vídeo musical português a entrar no "sistema MTV" (MTV Brasil em 1992) e nele surgem os rostos e os corpos de Rui Pregal da Cunha, Paulo Pedro Gonçalves, Nini Garcia, DJ Vibe, Nuno Roque, General D, Patrícia Bull, Ana Marta, Júlia Schönberg, Nelson, Miguel Manaças, DJ Johnny, os Alcantara Dancers e os alunos da escola de circo do Chapitô. Obrigado a todos eles, e muito especialmente ao João Silveira Ramos, que foi quem descobriu aquele espaço.
No ano seguinte, os Lx90 deixaram Lisboa para se fixarem em Londres.


Dah Wah - LX 90

Add to My Profile More Videos

2 comentários:

Anónimo disse...

eu lembro-me disto, em 92. Pareceu-me ser o primeiro pro-clip tuga. Deu-me aquela estranha e rara sensação de - mesmo não tendo nada a ver com aquilo -- ter ficado orgulhoso que existisse e achar que toda a gente o devia ver.
mais vale tarde que nunca

Formigadaterra disse...

Os Heróis do Mar fizeram parte da minha infância, numa país decadente pós revolucionário que ainda carecia de rumo, a e imagem música (uma nova sonoridade) foram demasiado avançadas para época. Poucos compreenderam...
E os Lx 90, conheci e acompanhei o projecto e de novo fui surpreendido, basta ver as produções destes vídeos. Sempre na vanguarda. E tanto gostei que queria ouvir uma música que só tenho numa k7 velhinha, e que gosto imenso: "Uma Revolução por minuto"
Se me poder ajudar a encontrar esta música, ficaria mui grato.
Formiga